Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como Ler Mais e Melhor...


A leitura é uma técnica preciosa que nos auxilia para o resto da vida, ela ajuda a desenvolver capacidade de analise, interpretação, idéias, criatividade, estimula pensamentos alem de ser uma peça chave na hora de estudar. Mas se isso que esta lendo não passa de bobagem, deve ser por que ainda não aprendeu fazer boas leituras.
Como assim?  É eu sei, parece idiota o que eu to dizendo, mas não é, muita gente aprende ler desde novinho, começa a desenvolver essa técnica e logo acha que adquiriu habilidades, ai só por que você leu uma placa uma propaganda ou qualquer coisa do gênero acha que já sabe ler, sim você pode até saber ler, mas não da forma correta.

 Existe forma correta para ler? 

Sim existe, e se você ainda não as conhece essa é à hora pra que você comesse a praticar. Muita gente só lê o que interessa a ela, como noticias de facebook, novela, fofoca, ou aquele recado que sua mãe deixa pendurado na geladeira antes de sair. Vamos ser sinceros que isso não é a forma mais inteligente de se manter antenado. Hoje o mundo é muito amplo e temos maneiras de conhecer lugares para onde nunca fomos, e a leitura inteligente serve para agregar tudo isso.
O livro é uma das fontes mais gostosas, nele você pode viajar o mundo, conhecer lugares vivendo a sua historia, pode aprender a escrever, ter assuntos pra falar e dividir com suas amigas, avaliar a visão do autor e entender a mensagem que ele quer passar.

Mas ler livro é muito chato! 

Sim houve um momento em minha vida que eu achava exatamente isso, mas quando de verdade me deparei com um livro de assunto muito interessante, não teve jeito eu me apaixonei e a partir daí não quis deixar de ler os outros volumes, (estou falando de Shakespeare, seus livros com certeza são encanadores). Mas voltando ao assunto... Na maioria das vezes não gostamos de ler por que não se identificamos com a historia do livro ou mesmo com o assunto, apenas lemos por ler ou pior, só quando temos obrigação, e vamos combinar que qualquer coisa que se faça com obrigação não é nada legal. 

Então como fazer para gostar de ler.

Bom o que eu indico é que você pegue uma folha e escreva todos os assuntos que você gosta ou historias de filmes que você adora e faça uma listinha. Depois leia essa lista e separe por assunto aqueles que você tem o maior interesse, pronto agora você já sabe do que gosta e do que se interessa. Com a lista pronta faça uma pesquisa de livros que se referem a esses assuntos, compre ou empreste um não muito grande, dedique pelo menos 15min. do seu dia para ler aquele livro (vale ler até no banheiro kkk). Quando menos esperar você vai estar super curiosa em ver qual o final da historia e nem vai perceber que já esta dedicando mais que meia hora para ele.
Outra maneira de conseguir ler mais rápido e de maneira com que entenda 99% do que esta lendo é o uso de uma régua onde você possa acompanhar a linha em que esta, assim não se perde e não dispersa do assunto, sua leitura fica mais rápida e com maior qualidade.
Depois de ler, pra ajudar na escrita é legal montar um diário com o resumo da historia e se quiser deixar mais divertido da até pra recortar figuras relacionadas com os capítulos e colar. Se caso queira indicar o livro há outras colegas você tem o resumo pra ajudar na escolha.

Acho que as dicas já ajudaram a dar os primeiros passos, agora é força de vontade e atitude. Logo logo suas amigas vão querer saber como você tem tanto assunto pra compartilhar e vão seguir seus exemplos. Há só falei de livros, mas quero dizer que vale ler sobre tudo uma reportagem em um jornal, um blog e o que mais se interessar.
Se você tem algum livro que ama, ou que marcou sua vida por algum motivo comente e deixe o nome para que possamos falar sobre ele :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário